E eis que surge o segundo número da “nova” publicação do nosso Agrupamento.
Como já foi claramente explicitado no número um da série dois, todos já verificámos que a publicação desta Instituição é antiga mas ressurge de “cara lavada” ou com um “new look”, como diz a miudagem…
E como é fácil verificar, também a estação do ano mudou; do sorumbático e sempre um pouco triste Inverno, aparecemos cheios de cor, numa explosão de vida e alegria, contagiados pelos tons coloridos, garridos e inebriantes da Primavera. E é nesta estação do ano, sempre tão ansiada, que a natureza parece renascer do nada e todos nos sentimos mais rejuvenescidos, como que pressentindo que “a bateria” está novamente a carregar! (Que me perdoem os que sofrem de alergias…)
Entusiasmados com este renascer, fazemos votos para que este número vos agrade e vos divirta.
Não poderão nele encontrar certamente alguns espaços dedicados a aspectos mundanos (como a nossa Directora fez referência no primeiro número), casamentos reais… (digo eu, que pena, que adoro as histórias das realezas…), mas com certeza que ao folhear estas páginas, encontrarão muitos motivos de interesse para que sejam lidas desde a primeira até à última.
Como se refere na introdução do nosso Projecto Educativo, “a qualidade da formação escolar passa pelo envolvimento das escolas e dos agentes educativos na configuração de acções adequadas às populações que as vão viver.”
Assim, com o lançamento deste segundo número, é também este o nosso propósito: envolver todos os agentes desta Instituição, dar-lhes voz e fazer com que cheguem até nós todos os acontecimentos dignos de registo que ocorrem em todos os departamentos que a compõem.
Desta heterogeneidade de participações, sairão certamente trabalhos muito interessantes que farão a riqueza do seu conteúdo.
Afinal, desta interligação de realidades escolares tão diferentes e sempre orientados pelo sentido da responsabilidade, é nossa missão preparar gerações de cidadãos para o futuro, que pensem pela sua própria cabeça, de forma activa, colaborando civicamente na construção de um futuro melhor!
Então, boas leituras, bom final de ano lectivo, boas notas e já agora, boas férias!
A coordenadora da EB1 de Vila de Punhe,
Teresa Ramos
Maio de 2011